Em Kiev terminou Campeonato da cidade de xadrez clássico entre veteranos. O torneio, realizado na atmosfera intimista do clube Brigantina, tornou-se um evento histórico: não só identificou os mais fortes, como também marcou o "recomeço" do movimento de xadrez veterano na capital.
Durante várias semanas, uma batalha feroz se travou nos bastidores, onde experiência e sabedoria se confrontaram com intensas restrições de tempo.

Vencedores do campeonato
A disputa pela liderança durou até a última rodada, e o vencedor foi determinado apenas por indicadores adicionais:
-
1º lugar: Vladimir Romanov (6 pontos)
-
2º lugar: Gennady Shikida (6 pontos)
-
3º lugar: Yuriy Koshmak (5,5 pontos)

Melhor em cada faixa etária:
-
50+: Oleksandr Rybchenko (5 pontos)
-
65+: Ihor Shkuta (5 pontos)
-
75+: Volodymyr Chubar (4 pontos)
O evento simbólico foi a entrega do prêmio de melhor partida do torneio. O prêmio foi para o jogo entre Yuriy Koshmak e Gennady Shikida. Apesar de a partida ter terminado empatada, a profundidade e a habilidade demonstradas impressionaram tanto os juízes que ambos os oponentes receberam prêmios.

Discurso direto: "Esta é a primeira notícia"
Oleksiy Maly, Presidente da Federação de Xadrez de Kyiv:
"Estamos começando a preencher as lacunas no xadrez veterano. Este torneio é a primeira novidade, e sem a iniciativa de Oleksandr Rybchenko ele não teria acontecido. Este ano, daremos a máxima atenção aos veteranos e os apoiaremos financeiramente o máximo possível. No futuro, acredito que tudo estará em um nível ainda mais alto."

Oleksandr Rybchenko, chefe do QG Brigantina e presidente da comissão de veteranos:
"Há 10 anos que sonho em jogar o clássico veterano em Kiev. Se você quer algo, organize você mesmo. O torneio acabou sendo muito competitivo, metade das partidas terminou por limite de tempo. Para minha surpresa, recebemos um apoio considerável da renovada Federação da cidade. Foi uma verdadeira batalha, o que eu aprecio muito."

Visão do autor: um retorno após 40 anos
Herman Bogapov, participante do torneio, CEO da Kyiv1:
"Este torneio se tornou especial para mim. Retornei às competições presenciais há apenas um ano, após um hiato de 40 anos. Jogar contra mestres internacionais e KMS não foi fácil, especialmente quando a partida dura mais de três horas e exige concentração máxima. Mas o ambiente no clube em Sirozhupannyky era tão amigável e a disputa tão acirrada que essa experiência é inestimável. Meu grande desejo para o futuro é realizar um evento como este nas dependências da Administração Estatal da Cidade de Kyiv. O xadrez na Ucrânia precisa se desenvolver!"

Novos horizontes para o xadrez em Kyiv
A Federação e os ativistas planejam expandir a base para torneios. Como observou Ivan Zakharchuk (FSU), estão em andamento trabalhos para criar novos espaços para o xadrez na capital, em particular nas dependências da Universidade Nacional de Tavria. Isso permitirá atrair ainda mais participantes — de estudantes a veteranos com mais de 65 anos.
Os organizadores agradecem a todos os participantes pelo seu espírito indomável no xadrez e pelo respeito mútuo. Xadrez em Kyiv ao vivo, e este campeonato se tornou a melhor prova disso.


