Na véspera da data memorável do 40º aniversário do acidente na usina nuclear de Chernobyl, ocorreu a inauguração de uma grande exposição de arte na Casa Central dos Artistas da capital.

A exposição reuniu mais de cem artistas de toda a Ucrânia, que, através da linguagem da pintura, da gravura e da escultura, interpretam a maior catástrofe provocada pelo homem contra a humanidade.
Um projeto chamado "Chernobyl: 40 Anos Depois" Tornou-se um dos principais eventos culturais do ano. Em vez de estatísticas áridas, os autores convidam o espectador a mergulhar em reflexões filosóficas sobre a fragilidade da vida humana, a grandeza da natureza e a indomabilidade do espírito.
O que você pode ver na exposição?
A exposição está estruturada em torno de três áreas temáticas, abrangendo diferentes camadas temporais e emocionais:
-
"Aqueles que salvaram o mundo" — uma série de retratos de liquidadores, executados de forma realista, transmitindo o cansaço e a coragem dos heróis de 1986.





-
"Zona de Renascimento" — Paisagens da região moderna de Chernobyl, onde a natureza cobra seu preço, transformando cidades antes abandonadas em florestas selvagens. Cores vibrantes dominam aqui como símbolo da celebração da vida.



-
"Surrealismo Atômico" — obras abstratas que transmitem a ameaça invisível da radiação e a sensação de ansiedade que persiste na humanidade há décadas.




Também foi ótimo ver algumas obras do jovem (16 anos) artista abstrato Danylo Nozdra, criadas por ele quando criança. Gostaríamos de lembrar que o portal Kyiv1 oferece suporte informativo ao autor.


"Para os artistas ucranianos, Chernobyl não é apenas um evento histórico, faz parte do nosso DNA. Quarenta anos é um marco simbólico. Vemos como a percepção da tragédia está mudando: do puro horror a uma profunda reflexão ecológica e espiritual. Esta exposição é a nossa maneira de dizer 'nós nos lembramos' e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro", disse Kostyantyn Chernyavsky, presidente da União Nacional de Artistas da Ucrânia, durante a inauguração.
Informações importantes para visitantes
-
Local: A casa central do artista (1-5 Sichovykh Striltsiv St.).
-
Duração: A exposição estará em cartaz até 15 de maio.
-
Saída: Gratuito (com inscrição prévia ou compra de ingressos na entrada).
Os organizadores também anunciaram uma série de encontros criativos com autores e palestras temáticas sobre o impacto de Chernobyl na arte mundial, que acontecerão dentro da exposição ao longo das próximas duas semanas.
Vamos lembrar o passado em prol do futuro.


"Para os artistas ucranianos, Chernobyl não é apenas um evento histórico, faz parte do nosso DNA. Quarenta anos é um marco simbólico. Vemos como a percepção da tragédia está mudando: do puro horror a uma profunda reflexão ecológica e espiritual. Esta exposição é a nossa maneira de dizer 'nós nos lembramos' e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro", disse Kostyantyn Chernyavsky, presidente da União Nacional de Artistas da Ucrânia, durante a inauguração.